Enfim acabou a época da Declaração de Imposto de Renda. Essa
é uma obrigação anual que para muitos não é nada fácil: muitos documentos a
serem reunidos, muitos acertos a serem feitos e, para alguns, um bom valor a
ser pago para o Leão.
Então fica a pergunta: O que fazer para não ter problemas
com a Declaração de IR do próximo ano? Seguem algumas dicas que podem ajudar
você a economizar mais dinheiro e pagar menos imposto nos próximos anos:
1) Compra e venda
de veículo: sempre que comprar ou vender um veículo lembre-se sempre de manter
uma cópia do recibo de transferência totalmente preenchido, NF ou outros
documentos que comprovem a transação;
2) Compra e venda
de imóvel: antes de comprar ou vender consulte seu Contador. Ele poderá lhe auxiliar
informando como a operação interferirá em sua Declaração de IR, bem como o
orientará sobre possível pagamento de Ganho de Capital e como poderá vender um
imóvel e não pagar imposto algum. De qualquer forma mantenha sempre os
documentos arquivados;
3) Reforma e
ampliação de imóvel: mantenha guardadas todas as NF de materiais e serviços
utilizados para a reforma do imóvel. Vale enfatizar que você precisa pegar Nota
Fiscal (DANFE), pois recibos, pedidos, orçamentos, entre outros, não têm valor
fiscal. Esses documentos serão importantes, pois comprovarão a valorização do
imóvel o que se refletirá na possível venda e diminuição do imposto sobre o
Ganho de Capital;
4) Despesas
médicas e odontológicas: os recibos devem conter a razão social da empresa ou o
nome completo do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento,
o serviço realizado, bem como o nome completo do paciente e o valor. Entram na
lista de despesas médicas: consultas, internações, gastos com plano de saúde,
exames, e outras despesas com saúde, de modo geral;
5) Recibos e notas
fiscais de despesas com educação: esses documentos são válidos tanto para os
contribuintes, quanto para seus dependentes. São considerados os gastos com
escola, faculdade, pós-graduação e ensino técnico. É fundamental guardar o
comprovante de todos os meses, contendo o nome e o CNPJ da instituição de
ensino.
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