25 de maio de 2015

Você sabe o que fazer para não ter problemas com a Declaração de IR do próximo ano?

Enfim acabou a época da Declaração de Imposto de Renda. Essa é uma obrigação anual que para muitos não é nada fácil: muitos documentos a serem reunidos, muitos acertos a serem feitos e, para alguns, um bom valor a ser pago para o Leão.


Então fica a pergunta: O que fazer para não ter problemas com a Declaração de IR do próximo ano? Seguem algumas dicas que podem ajudar você a economizar mais dinheiro e pagar menos imposto nos próximos anos:

1)      Compra e venda de veículo: sempre que comprar ou vender um veículo lembre-se sempre de manter uma cópia do recibo de transferência totalmente preenchido, NF ou outros documentos que comprovem a transação;
2)      Compra e venda de imóvel: antes de comprar ou vender consulte seu Contador. Ele poderá lhe auxiliar informando como a operação interferirá em sua Declaração de IR, bem como o orientará sobre possível pagamento de Ganho de Capital e como poderá vender um imóvel e não pagar imposto algum. De qualquer forma mantenha sempre os documentos arquivados;
3)      Reforma e ampliação de imóvel: mantenha guardadas todas as NF de materiais e serviços utilizados para a reforma do imóvel. Vale enfatizar que você precisa pegar Nota Fiscal (DANFE), pois recibos, pedidos, orçamentos, entre outros, não têm valor fiscal. Esses documentos serão importantes, pois comprovarão a valorização do imóvel o que se refletirá na possível venda e diminuição do imposto sobre o Ganho de Capital;
4)      Despesas médicas e odontológicas: os recibos devem conter a razão social da empresa ou o nome completo do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, bem como o nome completo do paciente e o valor. Entram na lista de despesas médicas: consultas, internações, gastos com plano de saúde, exames, e outras despesas com saúde, de modo geral;

5)      Recibos e notas fiscais de despesas com educação: esses documentos são válidos tanto para os contribuintes, quanto para seus dependentes. São considerados os gastos com escola, faculdade, pós-graduação e ensino técnico. É fundamental guardar o comprovante de todos os meses, contendo o nome e o CNPJ da instituição de ensino.

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