Para conseguir emitir a NFC-e é preciso ter uma solução de TI que faça esse processo de forma integrada com a Secretaria de Fazenda Estadual
1- Fique de olho nas obrigatoriedades em seu estado
Fique atento à legislação sobre a Nota Fiscal do Consumidor
eletrônica (NFC-e) em seu estado, para conferir se a obrigatoriedade de emissão
já entrou em vigor ou quando vai iniciar. A maioria dos estados adotou a NFC-e
como modelo de documento fiscal eletrônico do varejo, porém, alguns estados
permanecem com modelo ECF (cupom fiscal), outros determinam o uso do S@T CF-e
(Sistema Autenticador e Transmissor do Cupom Fiscal eletrônico) e outros
permitem o conjunto da NFC-e com S@T CF-e.
2 - Busque uma ferramenta adequada para a emissão da NFC-e
Para conseguir emitir a NFC-e é preciso ter uma solução de
TI que faça esse processo de forma integrada com a Secretaria de Fazenda
Estadual. É importante buscar uma solução que seja fácil de utilizar no dia a
dia, e com grande eficiência.
3 - Confira se a associação comercial local oferece alguma parceria
Algumas associações comerciais de estados oferecem parcerias
com fornecedores desses softwares para a disponibilização gratuita para os
associados, como por exemplo a ACP (Associação Comercial do Paraná).
4 - Organize equipamentos e conexões
Com a NFC-e não é mais necessário ter uma impressora fiscal
na loja. Basta ter uma impressora simples, o que reduz custos. Como muitas
soluções de emissão oferecem versões on-line é importante também conferir a
eficiência das conexões de internet para garantir mais produtividade.
5 - Integre a solução de NFC-e com seu contador
O contador é seu aliado na hora de colocar em prática a
emissão da NFC-e. Alguns sistemas oferecem a integração automática de dados com
a contabilidade do lojista, o que facilita a transferência de dados e todo o
processo contábil.
Karine Gresser - Contadora e consultora de negócios do
sistema myrp.
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